sexta-feira, 2 de maio de 2008

A 1ª História !!

Em 1998 tive a felicidade de participar de uma curso de histórias em quadrinhos!! Aquele evento era de grande importância para mim, e me recordo com clareza ainda o entusiasmo e calafrio que senti por estar vivenciando algo que já há tanto aguardava!!

Desde criança adorava personagens de histórias em quadrinhos e na ocasião do curso já havia criado alguns também, e dentre outras coisas, acreditava que o mencionado curso fosse ser a oportunidade perfeita para dar vida as minhas criações!! Até porque ao término do curso cada aluno deveria elabora uma HQ curta para figurar em um fanzine, e prontamente saquei aqueles personagens que mais constante e fortemente povoavam a minha mente, um super-grupo, formado por cinco rapazes, chamado Os Invictos!!


E realmente a convivência no curso de quadrinhos possibilitou que eu desenvolvesse uma série de elementos e aspectos dos Invictos que sempre se mostraram obscuros para mim antes!! Origem, uniformes, uma série de novas características, muita coisa brotou quando da real necessidade de contar suas histórias!!


O processo de confecção dessa HQ foi desafiador para mim!! Não me recordo ao certo se a idéia da história, que teria um limite de quatro páginas por aluno ((só posteriormente devido a dificuldade de alguns em construir uma trama nesse limite surgiram algumas HQs maiores)), foi algo difícil de se conseguir, mas tenho a impressão de que tão logo ela me ocorreu, o resto da história se formou em minha mente!! O grande problema de fato foi desenhar e arte-finalizar, uma vez que nunca tinha esboçado sequer uma HQ na vida!! Logo no início ficou claro a primariedade de meu traço, o que contrastava com a maioria dos demais participantes!!


Mesmo assim consegui concluir minha tarefa, mesmo com toda inexperiência, contando provavelmente com o traço mais primário do fanzine e com nem todos entendendo bem o que eu quis contar com minha história!! Mas, apesar de tudo, me orgulho de tê-la feito, uma vez que alguns alunos do próprio curso, que apresentavam grande talento para desenhar, não foram capazes de cumprir a meta de desenvolver uma HQ propriamente dita!!


Aí está a primeira HQ dos Invictos, apresentada sem maiores acabamentos, tal qual foi escaneada::



Mais um Dia página 01


Mais um Dia página 02


Mais um Dia página 03


Mais um Dia página 04



A mensagem que quis passar com essa história é de que as aparências enganam e que podemos ser falíveis em lidar com os problemas de nossas vidas!! Assim, mesmo sendo admirador dos grandes super-heróis de editoras estrangeiras, que são perfeitos e inalcançáveis, sempre quis, desde sua gênese, conferir algo de diferente nos Invictos, no caso o fato de serem tão sujeitos ao erro quanto nós!! Algumas pessoas revelaram dificuldade em aceitar esse aspecto da história, talvez por esperarem ver o perfil do que se entende por super-herói!!


Curiosidades::

* Na página 01 busquei apresentar um pouco da origem do grupo de forma extremamente sucinta na conversa deles;;
* Na segunda página contei com a boa vontade do leitor para encarar como se de fato existisse uma multidão de curiosos diante dos Invictos, e que entre as pessoas, muitas delas fossem mulheres bonitas, isso para validar o diálogo do Esquisito e do Sonoro, uma vez que não obtive sucesso em transportar isso para a cena;;
* Dentre os curiosos tem um sujeito careca, na verdade uma homenagem ao Capitão Jean-Luc Picard da séria Jornada nas Estrelas A Nova Geração, bem como um jovem de boné com o símbolo da Frota Estelar, ambas as referências denunciando o meu lado trekker;;
* Essa história se situa no Ano Um dos Invictos, e se pode perceber um Peso Pesado bem mais em forma, se é que isso se pode dizer dele, do que nos dias de hoje;;
* Os invictos Preceptor e Expert se chamavam, nos anos iniciais de desenvolvimento do grupo, de Protetor e Crânio, respectivamente, como se pode ver na HQ!! Sempre buscando particularizar minha criação, sempre achei tais codinomes muito comuns e que muito bem já poderia existir outros heróis, que eu não conhecia, com esses mesmos nomes!! No final a mudança que consegui proporcionar me pareceu até hoje muito acertada, uma vez que existe o Crânio, personagem de Francinildo Sena, com 20 anos de existência!!



O desejo de recontar e atualizar essa história sempre existiu, e aos poucos venho trabalhando nesse projeto!! Segue duas páginas dessa atualização dessa que foi minha 1ª HQ::





Um abraço a todos!!


Um comentário:

Daniel Siqueira disse...

Pô, cara, lendo esse post me veio um monte de lembranças boas (e engraçadas) daquela época. Onde a inocência e certa ingenuidade nos motivaram a continuar no mundo dos quadrinhos.

Hoje, quando a maturidade e a necessidade de se manter por outros meios nos faz pensar em parar ou partir para outras investidas, seu texto renova o espírito e vontade de tentar mais uma vez prosseguir pelo caminho que desejava desde a infância.

Uma coisa você lembrou bem. Naquele curso existiam pessoas infinitamente mais talentosas e que não conseguiram terminar sua HQ, nem fizeram mais nada depois do curso. Talvez talento demais na hora errada mais atrapalhe do que ajude.

[]s