sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Os Invictos por Adriano SAPÃO !!

Os Invictos por Sapão em 1999


Essa arte possui muita relevância e significado dentro do contexto histórico dos Invictos como personagens de histórias em quadrinhos!! O grupo teve seu lançamento com uma HQ de 4 páginas, roteirizada e desenhada por mim, no fanzine Criogenia! em 1998, fanzine este que era resultado de um curso de histórias em quadrinhos!! Evidentemente o super-grupo em questão já povoava a minha imaginação há alguns anos, mas eles efetivamente só começaram a ""ganhar vida"" no referido momento que mencionei!!


Em tal curso fiz algumas amizades, e uma da mais importantes e significativas foi com um sujeito divertido, alegre e amigo, que era chamado por todos, e ele inclusive se chamava, de Sapão!! Adriano Lima Castelo Branco, seu nome verdadeiro, sempre foi e sempre será o Sapão para todos aqueles que o conhecem!! Da mesma forma como é um sujeito incomparável, pelo seu jeito de ser, o mesmo vale para suas qualidades como artista!! O dom de desenhista está no sangue, herdado de seu pai, o Sr. Castelinho, artista cearense que se enveredou por muitos ramos da arte, inclusive os quadrinhos e cartuns!!


Sapão ama produzir e foi o primeiro a fazer um desenho dos Invictos reunidos, depois de seu criador, e é justamente este que ilustra e é a razão deste post!! Na verdade, durante os anos de existência dos Invictos, até hoje, Sapão foi a segunda pessoa que mais se envolveu e produziu material do super-grupo!! Foram pinups, páginas, HQs, em suma sua colaboração foi fundamental para o que Os Invictos são hoje!!


O desenho em questão apresenta Os Invictos fundadores::

- Esquisito, demonstrando seu poder mental;

- Sonoro, liberando um de seus gritos super-sônicos;

- Preceptor, voando e soltando uma de sua poderosas rajadas de energia;

- Expert, computando informações em seu computador de mão;

- Peso Pesado, comendo uma barra de chocolate.


A título de curiosidade vale mencionar alguns equívocos por parte do Sapão nessa arte, unicamente em detrimento do pouco conhecimento que o artista teve acesso do grupo até então!! O personagem Sonoro não foi representado com o seu tom de pele correto, uma vez que é negro!! Outro detalhe corresponde a troca do estilo de penteados entre Preceptor e Expert!! Cada um aparece ostentando o tipo de cabelo do outro, embora as cores dos cabelos estejam certas!! Preceptor possui cabelos pretos e Expert é loiro!!


Outro valor importante dessa imagem é que ela foi a primeira arte dos Invictos colorida, mais um elemento conferido graças ao talento de Sapão que coloriu à mão o desenho!! Eu já havia definido os traços físicos de cada integrante do grupo, pensado os uniformes e estabelecido que cores eles deveriam conter!! Escolhi cores que sempre tive preferência para compor o visual do grupo, no caso o cinza, o branco, vermelho e amarelo!! Repassei todas essas informações para o Sapão que as respeitou perfeitamente!! Como não conseguia me decidir a respeito das cores das botas e luvas, estando dividido entre a cor vermelha e azul para elas, Sapão optou por experimentar a cor azul nesta arte!! Como o resultado específico do azul nas luvas e botas não me agradou, mais tarde a cor vermelha a substituiu!!


Ainda me recordo da satisfação em receber essa arte do meu amigo Sapão!! Sem dúvida ela foi muito importante para Os Invictos, assim como o Sapão sempre vem tendo sido importante para mim como amigo e irmão!!

Obrigado, Sapão!!



Um comentário:

Lucas Pimenta disse...

é fantástico a versatilidade do traço do Sapão.

Parabéns pela criação dos Invictos maninho, e pelas grandes amizades, que sempre estão abrilhantando ainda mais a sua "coleção" de desenhos dos seus personagens.

Um forte abraço