terça-feira, 23 de setembro de 2008

Os Invictos por Leo Rocha !!




Os Invictos nada mais são que um grupo de amigos que um dia se descobrem super-heróis ao assumirem uma importante responsabilidade e se tornam merecedores de incríveis super-poderes!! Eles eram amigos antes de adquirirem seus dons sobre-humanos, e permanecem amigos depois desse fato também!!


Quando conheci o Leonardo Rocha em seu primeiro fotolog, ele demonstrava nítido desejo de evoluir como artista!! O curioso era que se por um lado sua arte ainda carecia de maior aprimoramento, por outro o artista já revelava valores e perspectiva elevada para quem ainda estava ensaiando seus primeiros passos como desenhista!! Essa sua capacidade de percepção o levava a ansiar por dicas e orientações de outros artistas mais experientes!! Leo Rocha sabia ouvir críticas e, não só isso, as trabalhava em prol do amadurecimento de seu dom artístico!! Dessa forma, rapidamente ele passou a demonstrar melhorias em cada desenho que executava!! Sucessivas foram as vezes em que ele me surpreendeu com avanços em seu traço!! Cada vez mais Leo Rocha foi melhorando em técnica, caminhando assim para se equiparar nesse quesito com sua capacidade elevada, que já detinha, de se portar como um artista experiente, sempre cortês, humilde e ciente de que muito ainda se tem para aprender!!


Com tais qualidades foi fácil ter o Leo como um bom amigo!! Um daqueles amigos que nos dão grande orgulho e nos fazem apenas torcer mais e mais por eles!! Até porque ele não se aventura apenas nos desenhos, pois já pude constatar que sabe criar argumentos para histórias muito bem também!! Criador do personagem Brasão, deixou-o um tanto de lado para futura atualização e entrou de cabeça em uma série de projetos com alguns amigos, projetos estes que logo estarão despontando!! Leo nunca deixou se abater pelas dificuldades impostas pelo cotidiano, e sempre treinou sua arte tanto quanto era possível!! Isso só revela o seu amor pelos quadrinhos e desejo de vencer com sua arte!!






Tive a grande satisfação de viabilizar a estréia de Leo no universo das publicações independentes, uma vez que sua primeira participação em uma edição do gênero se deu na revista Projeto Continuum #9!! Para minha maior alegria foi justamente com uma HQ de cinco páginas com Os Invictos, muito divertida por sinal, onde o artista havia feito o roteiro e a arte, cabendo a mim apenas estabelecer as falas de cada personagem!! Essa HQ tanto serviu como mais um teste para o aperfeiçoamento do traço do artista, como também para me presentear, e posso assegurar que seus objetivos foram atingidos com precisão!! Inicialmente as cinco páginas foram postadas em seu antigo fotolog, e a cada postagem de uma página, ainda inédita para mim, era motivo de grande satisfação!! Quando ocorreu o momento oportuno, com devido acabamento e contendo os balões e falas, essa HQ figurou entre as demais histórias da Projeto Continuum!!


Leo ainda assumiu, mais recentemente, algumas páginas de um importante especial dos Invictos escrito por mim!! Tal projeto que reunirá diversos artistas, tem dentre seus objetivos revelar o atual estágio de produção de cada um envolvido, bem como deixar registrado uma fração do panorama que pode ser percebido no meio independente que temos hoje!! Leo Rocha desenvolveu suas páginas com muito rigor e expressou bem o que cada uma se destinava!!


Mas o primeiro envolvimento do Leo Rocha com Os Invictos ocorreu com essa arte que reuni os cinco membros fundadores do grupo:: Sonoro ((na frente)), Expert ((na esquerda)), Preceptor ((no centro)), Esquisito ((na direita)) e Peso Pesado ((atrás))!! Apesar de ter sido feita em um período em que o artista ainda não dominava tão bem seu traço, o resultado dessa arte sempre me agradou bastante!! As características de cada membro dos Invictos foram bem respeitadas, salvo alguns equívocos quanto a estatura do Sonoro, que saiu um tanto baixo demais, mesmo sendo o menor do grupo, e do Esquisito, que no caso é o mais alto ((salvo quando o Peso Pesado aumenta em volume))!! Claro que tais deslizes se deram devido ao pouco conhecimento que o artista teve acesso quando da realização desse desenho!! Quanto as cores dos uniformes, cabelos e tonalidades de pele, o Leo acertou em cheio!! Tive o prazer de ganhar outros desenhos de meus personagens feitos pelo Leo, e pretendo postar todos na Galeria desse Blog!!




Hoje Leo Rocha continua mostrando o que aprendeu em seu novo fotolog, sem perder as qualidades de amigo que sempre demonstrou, assim como Os Invictos!!


Valeu, Leo!!

Nenhum comentário: