sábado, 22 de novembro de 2008

Os Invictos por Edvânio Pontes !!



Quando incursionei no meio independente dos quadrinhos em minha cidade, passei a conhecer uma série de novas pessoas, e uma delas muito bem poderia ter sido um certo Edvânio Pontes!! Isso devido ao fato de mesmo tendo certos amigos em comum e frequentando o mesmo curso de Histórias em Quadrinhos, não chegamos a ser devidamente apresentados!! Com o decorrer dos anos ouvi comentários a seu respeito, tomei conhecimento de sua maior criação ((recordo inclusive que cheguei a torcer um pouco o nariz quanto a isto, afinal que tipo de personagem seria esse cujo nome é Coelho Puto, hehe)) e tive a sorte de ter acesso a uma boa parcela de sua produção, diversos fanzines, em quantidade impressionante para um único sujeito!! Até lá, sempre ouvindo histórias a seu respeito contadas por um amigo que sempre tivemos em comum, o incomparável Sapão, eu já estava ancioso para finalmente conhecer esse meu conterrâneo, igualmente fã de boas histórias em quadrinhos!!



O curioso é que mesmo vivendo na mesma cidade, meu primeiro contato com Edvânio se deu de forma virtual, graças aos fotologs dos artistas de quadrinhos nacionais!! Edvânio contava com o seu próprio fotolog e eu com o meu, e frequentemente conferíamos as artes que o outro postava, visitas estas seguidas por um comentário sobre o trabalho exposto!! Inclusive, Edvânio foi um dos primeiros na imensa comunidade de quadrinistas com fotologs a me presentear com uma fanarte de um dos Invictos, no caso o Sonoro!! Com o passar do tempo e da constatação de uma certa afinidade referente aquilo que gostávamos de fazer em termos de quadrinhos, chegar a trocas de e-mails foi um processo bem natural!!



Compartilhamos um fascínio por histórias de seres fantásticos, capazes de grandes feitos, em especial histórias com uma grande reunião deles!! Com isso passamos a trocar não só idéias, mas construções intelectuais!! Assim Edvânio passou a conhecer amostra bem considerável daquilo que eu já havia criado em termos de personagens de quadrinhos!! E tive a sorte de contar com sua admiração e interesse por dois seguimentos importantes em meu universo ficcional:: Os Invictos e Pétreo, o Indestrutível!! Desde então tive o prazer de receber uma série de fanartes de meus personagens por parte do artista!! Pétreo, cada um dos integrantes dos Invictos, Soturno, Homem-Muriçoca, todos estes foram agraciados com pelo menos uma representação no traço característico do artista!! Edvânio sabe bem o quanto eu gosto de contar com artes de meus personagens feitas por outros artistas e volta e meia me presenteia com alguma novidade para minha coleção!!



A arte dessa postagem era um desejo antigo meu!! Edvânio já havia desenhado cada um dos Invictos, mas nunca uma arte que tivesse o grupo reunido!! Sendo assim ele reuniu logo seis dos membros que compõem o grupo atualmente:: Sonoro, Peso Pesado, Preceptor, Expert, Sr. Maleável e Invicta!! O único que ficou de fora para completar o time foi o Esquisito, mas até que gostei da ausência, pois isso deverá garantir uma nova arte do Edvânio no futuro com o grupo todo junto, hehe!! Como podem observar no desenho, Edvânio costumeiramente faz os uniformes dos Invictos sem as duas listras verticais presentes nos uniformes tradicionais da equipe, listras estas que separam o cinza do branco de seus macacões colantes!! Como já falei em postagens anteriores e continuarei falando, acho muito positivo essas inovações propostas pelos amigos quando vão desenhar suas versões dos Invictos!! Dessa forma acabo ganhando versões alternativas dos uniformes dos heróis que ficam sujeitas a aparecerem em histórias futuras do grupo!! Com essa versão de uniforme fiquei tentado ao colorir, empregar uma disposição diferente nas cores, deixando o cinza compor a parte superior do uniforme e o branco a parte infeiror, das pernas!! Edvânio também oferece cintos pretos no lugar dos vermelhos ((exceto no caso da Invicta, que também inova com uma espécie de gargantilha no pescoço)) e botas mais escuras!! Particularmente gostei bastante do resultado final colorido!! Acho que esse visual os deixou um tanto mais sérios, levando a quebrar sutilmente um pouco com a idéia de colantes de super-heróis, e achei isso interessante!!



Edvânio é um amigo do meio de quadrinhos que admiro, respeito e torço para que continue encontrando formas de expor toda sua potencialidade artística para o mundo!! Hoje já tive o prazer de conhecer Edvânio pessoalmente, e estado em sua companhia por várias ocasiões!! Com o tempo pude constatar que seu personagem, o Coelho Puto, é sem dúvida uma das mais divertidas e interessantes criações de nosso país!! Essa amizade já possibilitou que Edvânio participasse do Projeto Continuum, tanto na publicação independente como no Blog Continuum, onde se revelou importante colaborador, tendo participação crucial e fundamental nos primeiros meses do Blog!! Pode-se perfeitamente dizer que se não fosse pela ajuda de Edvânio muito provavelmente o Blog Continuum não teria vencido seus meses iniciais e não estaria gozando do relativo sucesso que hoje dispõe!! Graças a essa interação tive a honra de roterizar uma história para a segunda edição de seu mais novo título, a revista Arena!! Edvânio já arte-finalizou páginas feitas por mim, produziu HQs com os Invictos e sua mais incisiva participação em meu universo ficcional se concentra numa série de histórias que fez para o personagem Pétreo!!


Edvânio sempre se mantém ocupado, e você poderá conferir os trabalhos desse talentoso artista além do seu fotolog também nos seguintes endereços::

http://bueirofetido.blogspot.com/
http://entretenimentozeropontozero.blogspot.com/
http://maximusestudios.blogspot.com/
http://toscoquadrinhos.blogspot.com/




Fiquem certos de que está foi a primeira postagem dedicada a Edvânio Pontes, mas muitas outras se seguirão, tamanha a importância e realizações que esse artista já teve para Os Invictos e demais criações minhas!!



Valeu, Edvânio!!



Um comentário:

Ed Pontes disse...

Porra, cara...nem sei o que dizer. Só obrigado mesmo pelas palavras e pela grande amizade que temos. Tu é um tremendo amigo que admiro mesmo. Um cara inteligente e empolgado na hora de falar sobre quadrinhos e isso me deixa ainda mais empolgado. Que bom que temos vários projetos juntos pra desenvolver. Fazer parte ali do Projeto Continuum me deixa muito feliz. Valeu mesmo, chefe. E sim, claro que te farei mais e mais Invictos. Gosto muito deles, tanto que eu tava vendo aqui, são dos teus personagens que tenho mais fanartes. hahaha! Massa!
Abração, meu velho.
Sucessos sempre!