sábado, 17 de outubro de 2009

Os Invictos por JJ Marreiro !!




Os Invictos por JJ Marreiro



Tenho muita satisfação com a coleção que tenho de artes dos Invictos feitas por outros artistas!! Gente muito boa se interessou em deixar registrado seu traço nesses meus personagens, seja por amizade ou mesmo por ter curtido o super-grupo!!


A postagem de hoje se refere a uma arte que esperei muito e torcia bastante para conseguir!! Isso devido ao fato de ter conhecido JJ Marreiro no ano de 1998 em um curso prático de histórias em quadrinhos, e ele que sempre mandou muito bem no que faz não possuía todo o tempo do mundo para ficar desenhando os personagens dos outros assim na maior!! O profissional tinha que dedicar seu tempo ao ofício artístico e outras coisas mais relevantes, como estudos e tudo mais, em vez de desenhar os personagens de um fanzine qualquer!!


Mas JJ sempre foi um sujeito muito querido e existe uma razão para isso!! Num dia daqueles que não se esquece com facilidade, recebi esse presente do artista!! Poxa, que alegria!! Foi algo muito importante para mim ter alguém como JJ desenhando Os Invictos!! Ainda mais o JJ!! O artista foi um dos elementos fundamentais que ajudaram-me muito na primeira HQ que fiz!! Já era praticamente um marmanjo, prestes a sair da adolescência, mas comecei tarde e até então nunca tinha feito uma HQ sequer!! Longe de ser a melhor HQ do mundo, bote longe nisso, mas a experiência ainda está viva em minha memória!! Lembro com clareza do artista me passando dicas e fazendo detalhados e belos esboços para me auxiliar, e pode apostar que ajudaram muito!! Infelizmente devido o meu amadorismo e caráter de principiante o resultado final foi talvez a HQ mais mal desenhada da publicação independente onde saiu e, com certeza, não fossem as orientações do artista o resultado teria sido muito pior!! Se algo saiu minimamente decente foi em virtude das orientações do JJ!!


A arte sensacional que fez com Os Invictos, além de mostrá-los em seu conhecido e admirado traço característico, ainda serviu para projetar um ensinamento sobre como dispor diversos personagens de modo atraente e interessante em uma capa!! Esse ensinamento foi decorrente a uma observação do artista acerca da capa da primeira edição da publicação Projeto Continuum!! A lição que havia sido explicada quando lhe entregamos a primeira edição impressa da PC, foi efetivamente exemplificada nesse seu desenho do super-grupo!! De fato, se tivéssemos conhecimento prévio daquilo que observou quando da feitura da capa da Projeto Continuum #1, a qual JJ só conheceu depois de impressa, o resultado teria sido muito mais favorável!! Fica aqui o registro da qualidade de professor que o artista normalmente transmite!!


Com seu jeito peculiar e às vezes provocador, qualidades inerentes dos grandes artistas, JJ procura se mostrar acessível e atencioso, e com certeza sofreu um pouco quando o procurava para falar sobre Jornada nas Estrelas, seriado de que somos fãs!! Como era adolescente na época devo ter amolado ele bastante, mas o artista nunca se queixou uma vez sequer!! Na verdade, partiu dele depois uma importante observação que não havia me dado conta sozinho!! Aspectos que projetei na construção do Universo Invicto se remetem a certos preceitos do seriado criado por Gene Roddenberry!! A ideia do Brasil como a maior potência mundial e um futuro mais convidativo, no qual residem Os Invictos, são elementos que guardam certa proximidade com a mensagem que impera no Universo de Jornada nas Estrelas!!


Aí estão Os Invictos fundadores, Preceptor, Expert, Sonoro, Peso Pesado e Esquisito, desenhados por JJ Marreiro!! Um presente que representou muito e, independente do que aconteça, jamais perderá o seu significado e valor para mim!!


JJ dispensa apresentações, mas não poderia deixar de colocar o link de seu fotolog AQUI !!


Aqui vai uma versão colorida que me atrevi fazer um tempo atrás::





Muito Obrigado, JJ!!




Um comentário:

JJ disse...

Rapaz, que palavras legais. Difícil as pessoas prestarem de público homenagens assim, me sinto muito grato com sua força e com sua amizade principalmente, Rafael. Talvez com um pouco mais de estrada hoje eu possa fazer um desenho mais legal para seus personagens, preciso por isso na minha lista :)

É legal ver que vc continua na produção e com a turma do Continuum seguindo com os quadrinhos para que eles atinjam mais e mais pessoas.

Eu é que agradeço a você, Sapão, Dan Siqueira não só pela atenção que sempre me deram, mas também por se entricheirarem nessa guerra que é fazer quadrinho no Brasil!!!


Que o Continuum continue!!!


:)