domingo, 1 de novembro de 2009

Os Invictos Especial em Produção!!






Os Invictos - O Despertar por Rafael Tavares



Isso não deve ser novidade pra ninguém, mas sou o criador de um grupo de super-heróis nacionais não muito convencional chamado Os Invictos!! Tudo bem, eles são um grupo de heróis como outro qualquer, representam ideais e valores de austeridade e solidariedade, características que vem acompanhando o gênero de super-heróis desde sua gênese!! Mas Os Invictos também contam com suas peculiaridades, como um contexto diferenciado que se remete a um universo particular, cujas razões para tanto tentei explicar e justificar nesse texto AQUI !!



Estudos feitos por Jackson Gebien



Fora isso Os Invictos são um grupo de amigos que acabam de certo modo formando uma família!! Já criei mais integrantes para o grupo, que não foram apresentados ainda, justamente para organizar no leitor esse sentimento familiar, o que nos remete a inclusão de mais representantes femininas na equipe!! Outro diferencial que apontaria no grupo é o fato de todos serem bem distintos uns dos outros e ainda assim conseguem ser bons amigos e funcionar como time!! Procuro torná-los os mais humanos possíveis, com vícios, manias, fraquezas, virtudes, tudo aquilo que posso prever como sendo autêntico de cada um!! Sempre guardei comigo a impressão de que qualquer pessoa que visse o grupo reunido, quando percebesse o Peso Pesado dentre eles, herói que foge um tanto dos parâmetros visuais do super-herói convencional, entenderia que aqueles personagens teriam algo de especial!!


Fragmento de uma página no lápis de Wilski



Os Invictos tiveram seu primeiro lançamento há mais de 10 anos no zine Criogenia! #0 !! No ano seguinte também marcaram presença com uma HQ, desenhada por Adriano Sapão, na edição #1 do Criogenia!, esta sendo sua última edição!! Depois disso o grupo ficou alguns anos sem dar as caras, voltando apenas em setembro de 2004 na primeira edição da Projeto Continuum!! O que parecia ser na época uma boa escolha para se apresentar o grupo no estágio de desenvolvimento que se encontrava, com a história em várias partes intitulada ""A Hora da Verdade"", primeiro arco da equipe na revista PC, com o tempo a experiência me levou a perceber que o grupo merecia uma história introdutória mais envolvente e empolgante!!



Página no lápis de Jackson Gebien



Gebien revela toda sua perícia artística
nessa detalhada página a lápis



De lá pra cá fui tendo a sorte de poder conhecê-los melhor, compreender com maior facilidade seu mundo!! Alguns bons amigos que fiz tiveram sua parcela de participação nesse importante processo, devo destacar!! De qualquer modo a necessidade de fazer algo especial com o grupo sempre existiu e se tornou mais forte a medida que os conhecia mais!! Com a proximidade da data de 10 anos de seu primeiro lançamento, esta parecia ser a oportunidade adequada para o que eu achava que eles mereciam!!

Uma das ameaças que o grupo vai encarar, cortesia de MCS



Pensando originalmente em uma HQ pequena dos Invictos para ser produzida pelo meu amigo Jackson Gebien, excepcional artista e de apurado senso profissional, as correntes de idéias acabaram por me levar a elaboração de uma história muito mais abrangente, que tanto satisfazia aquilo que eu queria contar de cada um dos Invictos, como me proporcionaria a singular e incrível chance de contar com a colaboração de diversos amigos do meio, que sempre me ajudaram de alguma forma!! Tive a feliz sorte de encontrar uma aventura para a equipe que atendia todas as necessidades que tinha vontade de ver atendidas, inclusive uma razão dentro da própria história que justificaria a riqueza e variedade de estilos de todos os artistas que estivessem participando da HQ!!



Leo Rocha destaca os Invictos
com seu traço e arte-final



Acredito que Gebien tenha sido o primeiro a ser informado sobre a empreitada, já Adriano Sapão foi o primeiro a concluir suas páginas, depois, para minha felicidade, muitos se seguiram, todos de extrema importância para o projeto em questão!! De fato tive a impressão de que o desejo dos artistas era oferecer o seu melhor, independente do estágio de aprimoramento artístico em que se encontrassem!! Verdadeiros representantes dos quadrinhos independentes nacionais me agraciaram com sua participação, como foi o caso de Marcos Gratão, responsável pelo site HQNado, Sandro Marcelo, editor da revista Campana, Angelo Ron, responsável pelas HQs da Nova Hélade, MCS, que participou do zine Subterrâneo, e Leo Rocha, que participou da Projeto Continuum, para ficarmos somente dentre aqueles que escolhi para terem páginas ilustrativas neste post!! Tenho de citar também a presença do competente Wilski, que foi um dos casos em que a relação de conhecimento e amizade veio em decorrência do projeto!!


Sonoro no estilo característico de Sapão



É bem previsível que um projeto como este encontra suas dificuldades, e atrasos são inevitáveis!! Nomes como Samuel Bono, Vinícius de Moura, Nel Angeiras, dentre outros artistas ainda não tiveram oportunidade de concluir sua participação na HQ!! Por sua vez artistas como Lucas Ed, Leo Laino, Lorde Lobo, Cleiber Vieira, e outros, ainda não receberam as partes do roteiro que lhes correspondem por terem sido escalados estrategicamente para o momento de conclusão da história!! A quantidade de páginas para cada artista é variável, com no mínimo de 2 páginas, a maioria se comprometeu com 4 ou 6 páginas, sendo que Gebien e eu assumiremos um número ainda maior delas!!



Toda dor e drama dos personagens no traço de Marcos Gratão



Alguns artistas que previamente tinham se comprometido com o projeto tiveram que declinar em decorrência de assuntos pessoais ou profissionais!! Coisas que lamentamos, mas compreendemos perfeitamente!! Em contra partida tive o prazer de conhecer gente que até então não conhecia e estava interessada em participar!!



Sandro Marcelo com seu estilo clássico



No final, este projeto além de representar um ponto importante no contexto dos Invictos como heróis nacionais, acaba por servir um tanto como um manifesto e registro de nosso atual momento enquanto realizadores de quadrinhos no Brasil, mesmo sendo de cunho independente e não necessariamente comercial!! Um registro dos vários estilos e concepções artísticas de uma parcela desse meio, que se uniu para marcar mais um evento!! Constitui uma empreitada onde todos ganham, pois o registro permanecerá, representando tudo aquilo que significa fazer o que fazemos e amamos!!


Quero agradecer a todos os velhos e novos amigos envolvidos!! A todos que já mandaram suas páginas, ou parte delas, ou mesmo estudos apenas, tudo se constitui em uma importante soma que buscará chegar a um produto satisfatório, que é atingir o interesse do leitor!!


Seguem mais algumas páginas do projeto, lembrando que as páginas aqui apresentadas ainda não receberam o adequado acabamento::



Angelo Ron faz o que sabe de melhor


Jackson Gebien será um dos mais atuantes na HQ


Bela página assinada por Wilski



Fiquem de olho aqui no site dos Invictos para maiores novidades sobre o grupo e esse seu Especial!!


Um abraço a todos!!




Nenhum comentário: