sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Os Invictos e a Liga da Justiça !!



Justice League Of America é uma criação da editora de quadrinhos americana DC Comics, uma das maiores do ramo!! Os Invictos são uma criação de Rafael Tavares, autor independente brasileiro!! Que correlação poderia existir entre essas duas criações do mundo dos quadrinhos?? Posso garantir que não se trata da pretenção unilateral de se produzir um encontro entre esses dois grupos!!


A grandiosa arte assinada por Óqui e magistralmente colorida por Alzir Alves, da Rascunho Estúdio, que coloca as duas super-equipes juntas, possui outro propósito!! A razão reside única e exclusivamente no fato de que intenciono a longo prazo realizar postagens refletindo acerca das influências de outros personagens e grupos na criação e desenvolvimento dos Invictos!!


Para dar início a essa série nada mais adequado que começar com a criação que mais possuo apreço:: a Liga da Justiça!! Surgida na chamada Era de Prata dos quadrinhos americanos em 1960, só fui travar conhecimento com o grupo durante a exibição do famoso desenho animado Super Amigos, que marcou época no gênero!! Nesse período, começo dos anos 80, ainda muito criança, lembro o quanto aquele programa infantil provocou o interesse de minha jovem mente!! A incrível reunião dos seres mais fantásticos do universo visando o bem da humanidade foi um conceito que se revelou extremamente atrativo e garantiu minutos e mais minutos de pura diversão!!


Sem sombra de dúvida aquela animação da Justice League of America foi o estímulo mais significativo para até hoje ser um apreciador do gênero de super-heróis, ao ponto de estabelecer criações próprias!! Os valores universais apresentados no show, exibidos como bons exemplos ensinados pelos membros da Liga da Justiça, representando a essência do que significa um super-herói, constituiu-se em ponto expressivo para mais tarde servir de influência contundente no perfil dos Invictos como super-grupo!!


Foi com os Super Amigos que nasceu minha predileção por super-equipes, bem como o elemento motivador para me tornar leitor e colecionador de histórias em quadrinhos, prática que exerço até hoje!! Mas é curioso notar que mesmo os Justiceiros sendo meu maior alvo como leitor e colecionar de quadrinhos, isso já há vários anos, na minha opinião Os Invictos guardam poucas semelhanças com a maior equipe  de super-heróis da DC Comics!! A Liga da Justiça surgiu da união de grandes heróis que perceberam serem mais eficientes reunidos, mas cada um já possuia sua história em separado, seu passado, seu universo!! Os Invictos  por sua vez pertencem ao tipo de super-grupo em que seus membros estão intimamente correlacionados com o todo!! A origem dos Invictos como grupo é também a origem de cada um de seus membros fundadores como super-heróis, no caso Preceptor, Expert, Sonoro, Peso Pesado e Esquisito!!


Outra característica que me intriga como criador é em decorrência do fato de nunca ter sido fã de super-equipes com uniformes idênticos, e foi justamente dessa forma que concebi Os Invictos!! Portanto, outro elemento que diferencia minha criação da Liga da Justiça!! Sem mencionar que a relação de amizade dos  heróis nacionais constitui uma característica forte do grupo, diferente da criação americana onde seus membros se dão muito bem, mas em regra estão juntos apenas pelo objetivo comum que os une!! A Liga possui um caráter mais profissional, enquanto Os Invictos um aspecto mais família, sem deixar a competência de lado!!


Outros pontos não tão interessantes poderiam ser analisados, mas acredito que o referencial mais importante de influência da Liga da Justiça para com Os Invictos resida mesmo no sentido da essência de um super-herói, que coloca a humanidade em primeiro plano!!


Os dois grupos foram representados se confrontando apenas para evocar aquela imagem clássica e clichê de quando super-heróis que nunca se conheceram se deparam pela primeira vez!! Impossível não agradecer e parabenizar Óqui pela arte, já realizada algum tempo, que revela toda a qualidade e capacidade desse nosso excelente artista!! Por sua vez as cores de cena tão rebuscada e detalhada só poderiam ser empregadas por um talento incontestável, e tive grande alegria de contar com este talento, que também atende por Alzir Alves, responsável pela Rascunho, estúdio que pospera e cada vez mais se torna referência!! Na ilustração temos::



Liga da Justiça e Os Invictos


Lanterna Verde/Hal Jordan (Green Lantern) e Preceptor

Flash (The Flash) e Invicta

Mulher Marvilha (Wonder Woman) e Princesa Luz

Super-Homem (Superman) e Peso Pesado

Aquaman e Sonoro

Batman e Expert

Caçador de Marte (Martian Manhunter) e Esquisito

Homem-Elástico (Elongated Man) e Sr. Maleável


O cenário desse inusitado encontro que ilustra a postegam é a cidade dos Invictos, Nova Aurora!! Uma cidade que representa o futuro a que Os Invictos pertencem, em um Brasil melhor e cheio de esperanças!!


Sou um defensor dos quadrinhos e criações nacionais, e acredito que meus projetos e trabalhos atestam esse perfil, mas acho importante a postura de não se dar as costas as influências e elementos que nos pautaram e motivaram a desenvolver qualquer manifestação nos quadrinhos!! É por meio de reconhecimento assim que nos analisamos e evoluímos!! Pretendo realizar futuras postagens comparando meu grupo com outras criações no que tangem a eventuais influências!!


Um abraço a todos!!

3 comentários:

TUBA disse...

Agradeço aos elogios!Eu achei sensasional o colorido!O Alzir é super profissional e isso é garantia de trabalho muito bem feito.

Só tenho a agradecer!!

Saudações à todos!!

óqui.

Rom disse...

Rafael, tomei a liberdade de fazer uma ilustração da Invicta enfrentando minha personagem, Fist. Você pode conferir o desenho no meu blog (www.romfreire.com). Também linkei o blog dos Invictos nos meus Favoritos do blog, pros meus amigos conhecerem os personagens. Depois vai lá e deixa um comentário, ok? Abraço.

Rom disse...

E fica a vontade para publicar a ilustração aqui no blog dos Invictos. Valeu!!!